sábado, 29 de outubro de 2011

Bolo de chocolate, beterraba e café

Para aproveitar uma beterraba cozida que tinha em casa pesquisei algumas receitas de bolos e descobri esta do chef Henrique Sá Pessoa. O bolo é excelente!!

P.S A minha receita foi adaptada ao peso da beterraba que tinha pelo que ficou mais pequeno que a receita original. Também não usei chocolate em tablete nem o creme fraiche.



Ingredientes
200g de manteiga
1 café
200 g de farinha de trigo
3 colheres de sopa de chocolate
5 ovos
190 g de açúcar amarelo
Crème Fraîche
q.b.
120 g de beterraba

Modo de preparação
Comece por colocar a beterraba cozida na picadora e transforme-a num puré de beterraba. Coza a beterraba inteira e com a casca, em água a ferver e sem sal durante 30 a 40 minutos. De seguida, escorra-as e deixe arrefecer sob água corrente. Descasque-as, corte o caule e a raiz. Esmague ou triture até obter um puré homogéneo, com uma textura granulada para se sentir o sabor da beterraba no bolo.
Parta o chocolate em pedaços pequenos e derreta-o em banho-maria. Quando estiver quase derretido junto 1 café quente e as 200 g manteiga. Mexa e deixe derreter.
Separe as 5 gemas e bata as claras com açúcar em castelo. Adicione, lentamente, a misture do chocolate, café e manteiga derretida às gemas, sem as deixar cozer. Incorpore o puré de beterraba. Peneire a farinha, o fermento e o cacau para dentro da mistura. Incorpore as claras lentamente com uma espátula. Não trabalhe demasiado a mistura para que o bolo fique leve.
Unte uma forma com manteiga e aqueça o forno a 160º. Uma vez que o bolo vai crescer, não encha muito a forma. A forma não deve ser muito alta para o bolo não se desmanchar. Leve o bolo ao forno durante 30 a 40 minutos a 160º.
Sirva em fatias grossas, com um pouco de crème fraîche ou com uma bola de gelado de baunilha.




2 comentários:

Isabel Salvador

Muito bom aspecto, belo boleco...bjokitass

Luisa Alexandra

O bolo tem um aspecto mesmo fantástico, parabéns!

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP